Carrapatos: principais problemas e como evitar?

Carrapatos… tão comuns, mas, ao mesmo tempo, isso não quer dizer que não existe a possibilidade de doenças que afetam – e muito – a vida dos nossos bichinhos serem identificadas junto a essas pragas.

Eles são parasitas parentes das aranhas, que possuem oito patas, botam ovos no seu bichinho e se alimentam do sangue dele.

Quais os problemas dos carrapatos na saúde do nosso pet?

Um carrapato, quando suga o sangue do animal, transmite vírus, bactérias ou protozoários.

Eles adquirem esses transmissores de doenças parasitando em diferentes animais.

Seja depois de um passeio ou até mesmo em contato com outros cães, às vezes não dá para saber de onde vieram. O que precisa ser evidenciado com urgência é a presença da praga na pele do cão, porque uma série de doenças graves podem ser evitadas caso aconteça esse diagnóstico precoce.

Como eles picam e sugam o sangue, o carrapato em cachorro ou humano pode causar anemia (dependendo da intensidade do parasitismo) alergias, coceira e lesões de pele.

Os danos à saúde do animal dependem do tipo do carrapato parasita. Isso porque cada um transmite determinado vírus, bactérias e protozoários.

As picadas de carrapatos são irritantes, especialmente para cães que têm alergia e podem deixá-los muito doentes.

Como eles sugam o sangue, em alguns casos, uma grande infestação de carrapatos pode levar à anemia, uma doença que causa letargia e pode exigir uma transfusão de sangue em casos definitivamente graves.

Mesmo que o cão ou gato tenha estado em ambiente fechado, as formas jovens destes parasitas (ovos e larvas) estão em todos os lugares e podem ser trazidas para dentro de nossas casas, seja no sapato ou em objetos, por isso, nem sempre dá pra saber realmente de onde vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.