Uma das doenças que mais assustam os tutores de cães e gatos é a raiva. Só o nome já alarma e causa desconforto. Como forma de aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar a prevenção, agosto é tradicionalmente considerado o mês de prevenção contra a raiva animal.
Mas afinal, o que é a raiva?
A Raiva Animal é uma doença altamente grave, contagiosa e letal. O seu contágio é feito através de um vírus transmitido por outros animais, como outros cães e gatos, ou mamíferos, como morcegos, bois, cavalos e gambás.
A mordida é a principal forma de infecção. O vírus é transmitido através da saliva do animal infectado e, depois de se alojar nas glândulas salivares, se liga aos nervos do hospedeiro. Uma vez que o vírus está dentro do animal, ele migra até o cérebro, desencadeando uma série de sintomas.
Sintomas da doença
Os sintomas da raiva variam de acordo com a etapa da doença em que o animal se encontra. A etapa inicial é conhecida como raiva furiosa e dura entre 2 a 4 dias. Os sintomas comuns deste período são: agressividade, medo, depressão, excitação excessiva e demência.
Já a segunda fase da doença é chamada de raiva paralítica e tem como sintomas: salivação, falta de coordenação, paralisia e dificuldade de engolir.
A raiva evolui rapidamente e não tem cura. Quando chega a segunda fase, o animal geralmente vai a óbito em 48 horas. Sua taxa de mortalidade é de quase 100% dos pacientes infectados, inclusive os humanos.
Raiva nos humanos
Sim, a Raiva pode ser transmitida para seres humanos através da saliva do animal.
Nos humanos, os sintomas mais observados são: febre, dor de cabeça, tontura, mal estar, formigamento e sensação de queimação no local da mordida. Quando a doença avança e acomete o sistema nervoso central, ela provoca desidratação, paralisia, convulsões e coma.
Ao ser agredido por um animal infectado, lave imediatamente o local da ferida com água e sabão e procure atendimento em uma Unidade de Saúde local.
Como prevenir
A única forma de prevenção efetiva contra a raiva é a vacinação dos animais. Por isso, é dever dos tutores vacinar seus animais, não só para proteger os seus bichinhos, mas para o bem da sociedade como um todo.
O pet pode ser vacinado a partir do terceiro mês de vida com a vacina antirrábica Depois da primeira dose, o reforço é feito anualmente.
O Hospital Veterinário Karu Amigo ‒ localizado na zona norte de Osasco/SP ‒ tem um rico protocolo de vacinação, que inclui a vacina antirrábica.
Venha proteger o seu pet com a gente! Clique no botão abaixo para agendar a vacinação do seu amigo.